A sexualidade é um tema de suma importância durante a infância e envolve a identidade de gêneros. As crianças normalmente são bastante curiosas sobre seu próprio corpo e de outras pessoas. Neste contexto, tendem a explorar a sexualidade de forma a satisfazer suas curiosidades. Neste período, as crianças estão em processo de conhecimento de sensações e manifestações do corpo, se preparando para entrar na adolescência e a procura de respostas para suas dúvidas.
Categoria: Projeto
Autor(es): Cacilda Rodrigues da Silva
Área de Conhecimento: Ciências, Língua Portuguesa e Orientação Sexual
Objetivo: Objetivo Geral
Preparar os alunos para que tenham um posicionamento responsável diante do próprio corpo e dos aspectos gerais que envolvem a sexualidade (comportamento, sentimento, relacionamento, gravidez, contracepção e doenças sexualmente transmissíveis).
Objetivos Específicos
- Desenvolver a percepção das diferenças entre Gênero Feminino e Masculino.
- Promover nos alunos o respeito à diversidade de valores, comportamentos e crenças.
- Esclarecer questões relacionadas ao sexo, gravidez e transmissão de doenças.
- Estudar o funcionamento do aparelho reprodutor.
- Favorecer o desenvolvimento da consciência crítica do aluno, frente às ocasiões que envolvem sexualidade.
Justificativa: Tendo em vista a curiosidade das crianças em relação ao próprio corpo e o grande apelo sexual difundido socialmente, salienta-se a necessidade de exclarecer dúvidas e preparar os alunos para um posicionamento crítico e responsável diante das manifestações sexuais percebidas socialmente.
Conteúdo: - Aula expositiva
- Debates
- Dinâmica
- Teatro/Brincadeira
Metodologia: - Aula expositiva
- Debates
- Dinâmica
- Teatro/Brincadeira
Recursos: - Quadro negro
- Lápis, papel
- Livros
- Massinha de modelar
Avaliação/ Resultados: A avaliação será processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação dos alunos.
Referências Bibliográficas: Dinâmicas para Educação da Sexualidade. Disponível em: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/2_0232.pdf. Acesso em: 25 de Novembro de 2009.
FERREIRA, Cátia; ROWER, Joana; CUNH, Jorge; DIAS, Rosane. Educação Infantil: Gênero e Lúdico. Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/educacaoinf.rtf
FURLANI, Jimena. Educação Sexual. Disponível em: www.jimena.net. Acesso em: 23 de Novembro de 2009.
SILVA. Edna; NUNES, Cesar. Educação Sexual da Criança: polemicas do nosso tempo. Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=tytCM_-CkKgC&oi=fnd&pg=PA4&dq=educa%C3%A7%C3%A3o+sexual+na+infancia&ots=OiH7pPV_pd&sig=Rd18_i9cUMOnDhr1H7ffnmIYJIc#v=onepage&q=&f=false. Acesso em: 23 de Novembro de 2009.
Sexualidade Infantil. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexualidade_infantil#M.C3.A9dia_inf.C3.A2ncia. Acesso em: 25 de Novembro de 2009
Fases:
Fase 1: Aprendendo sobre as diferenças de gênero
Duração: 2 Aula(s)
Descrição: - Conceituar gêneros masculino e feminino e o papel desempenhado socialmente pelo homem e pela mulher.
- Explicar e conversar sobre relacionamento (amizade, namoro, casamento) e respeito ao próximo. Aproveitar a oportunidade e perguntar aos alunos sobre quem quer se casar e por quê. Pergunte como eles acham que é o casamento.
- Explicar como ocorre o processo de formação de uma família tradicional (Namoro, casamento, gravidez, nascimento do filho).
- Teatro/Brincadeira Dividir a sala em grupos. Pedir aos alunos que montem um pequeno teatro improvisado sobre um momento de rotina familiar que envolva pai, mãe e filhos. Deixe que os alunos definam e escolham livremente os representantes para cada papel. Interfira apenas se for necessário.
- Abrir debate sobre o que acharam da experiência e por quê cada um escolheu determinado papel para representar.
Fase 2: Aprendendo sobre sexualidade
Duração: 2 Aula(s)
Descrição: - Conceituar sexualidade. Relatar e explicar as diferentes manifestações sexuais presentes socialmente (homossexual, heterossexual e bissexual);
- Perguntar como os alunos nomeiam os órgãos sexuais. Alguns alunos terão atitudes como vergonha e risadas. Neste momento irão suurgeie, entretanto, no decorrer das aulas a postura dos educandos mudará e naturalmente passarão a adotar a nomenclatura correta. O professor deve ensinar aos alunos os termos corretos empregados para nomear os órgãos sexuais feminino e masculino.
- Mostrar as diferenças físicas internas e externas entre homens e mulheres
- Pedir que os alunos esbocem através de massa de modelar, a parte do corpo que mais gostam (dar cerca de 10 minutos para que cada um se manifeste e produza livremente de acordo com seus sentimentos). Neste momento, é comum que os alunos modelem o órgão sexual, rosto, coração, etc. Irão ocorrer diferentes manifestações entre meninos e meninas. Peça que cada um justifique sua escolha. Converse sobre as justificativas dadas.
Fase 3: Explicar o processo de fecundação e reprodução humana
Duração: 2 Aula(s)
Descrição: - Explicar como ocorre a fecundação e reprodução humana
- Contar história e mostrar livro sobre o tema
* Sugestão 1: De Onde Vem os Bebês - Andrew C. Andry & Steven Schepp
* Sugestão 2: O bebê vem com a cegonha ?!? - Patrícia Engel Secco
* Sugestão 3: Como nascem os Bebês. - Disponível em:
http://sextasessao.wordpress.com/2009/09/04/como-nascem-os-bebes/
- Discutir com os alunos, questões como: mudanças corporais que ocorrerão durante a puberdade, relacionamento, família, gravidez, respeito pelo outro, pelo próprio corpo e pelo corpo do outro, etc.
Fase 4: Dinâmica
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: - Aplicar dinâmica
Pedir que os alunos formem duplas com colegas do sexo oposto. Frente e frente, as crianças fazem movimentos sincronizados, tornando- se uma o reflexo da outra. As duplas são mudadas até que todos tenham tido alguém do mesmo sexo como espelho. Assim, as crianças compreendem que além das diferenças sexuais existem outras, como a da altura ou a de cor de pele, e que é preciso respeitar todas elas.