Esta seqüência de aulas pretende despertar nos alunos o gosto de aprender a tabuada. Muitas vezes o aprendizado desse conteúdo torna-se algo mecânico e desgastante. Neste projeto seus alunos verão que aprender a tabuada pode ser muito divertido.
Categoria: Aula
Autor(es): Ramon Flauzino
Área de Conhecimento: Matemática
Objetivo: Conhecer e aprofundar o estudo da tabuada.
Justificativa: O aprendizado da tabuada é um conhecimento fundamental. Através dele realizamos inúmeras atividades. Quando tomamos café estamos utilizando conceitos matemáticos, quando entregamos dinheiro para o cobrador do ônibus ou passarmos o cartão magnético estamos lidando com cálculos, quando vamos ao supermercado ou quando utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos matemáticos. Os exemplos acima foram somente para mostrar o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.
Conteúdo: Tabuada.
Metodologia: Aula expositiva,
Experimentação,
Dinâmica e Jogos.
Recursos: Som,
CD com as músicas gravadas,
Computador,
Material Dourado,
Jogo de varetas.
Avaliação/ Resultados: Participação, Elaboração de exemplo para uso da tabuada no dia a dia, Prova escrita.
Fases:
Fase 1: Conversando sobre Tabuada
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Conversar com os alunos sobre uso da matemática e da tabuada no dia a dia. Após aprofundamento dos conceitos solicitar que os alunos escrevam um exemplo para uso da tabuada no dia a dia.
Fase 2: Ouvindo a Tabuada
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Levar os alunos ao laboratório, acessar o site: http://www.myspace.com/tabuada, e pedir para ouvirem as músicas sobre os números. Se sua escola não possui um laboratório de informática, você pode salvar as músicas em um cd, levar um aparelho de som e disponibilizar na sala de aula.
Fase 3: Exercitando operações
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Escolher a letra de uma música disponibilizada no site. Exemplo: Tabuada do 4. Levar a letra da música, cantar e comentar com os alunos.
Proponha aos alunos que representem as operações que aparecem na música com o Material dourado. Neste dia representar diversas possibilidades de operação com a Tabuada dos fatos escolhida.
Obs.: Antes de desenvolver essa fase, assista ao vídeo: Tecnologia e Metodologia disponível no site: http://br.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4 , esse vídeo traz uma reflexão do modo mecânico como a Tabuada algumas vezes é ensinada. Reflita utilize intervenções participativas e dinâmicas.
Esta fase pode ser repetida em várias aulas e em cada aula abordar uma música diferente.
Fase 4: Aprendendo com Jogos
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Dividir a turma em grupos, distribuir um jogo de varetas para cada grupo, apresentar uma regra do jogo, como exemplificada abaixo e reservar um tempo para os alunos experimentarem.
Regra:
O vencedor do jogo será o aluno que obtiver o maior número de pontos a partir dos parâmetros abaixo:
Valores das varetas:
Verdes: 1,
Azuis: 2,
Amarelas: 5,
Vermelhas: 7,
Preta: 8.
Após a brincadeira propor alguns questionamentos, como: Se o "Bruno" possuísse 5 varetas amarelas quantos pontos ele teria?
Fase 5: Prova escrita
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Encerrar esta seqüência de aulas com a aplicação de uma prova que contemple os fatos discutidos, demonstrados e exercitados na sala de aula.