A ONU divulgou, nesta noite de 6.fev.2019, o tema do próximo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado todo 2 de abril (desde 2008): “Tecnologias assistivas, participação ativa”, tratando do uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar no dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, literalmente, como, por exemplo, pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, participar de forma mais ,efetiva da sociedade.

“Para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos ODS. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”, diz o texto de lançamento do tema.

O evento que acontece anualmente, todo 2 de abril, na sede da ONU em Nova York (EUA) se concentrará, neste ano, em alavancar o uso de tecnologias assistivas para pessoas com autismo como uma “ferramenta para remover as barreiras à sua plena sustentabilidade social, econômica e social. participação política na sociedade e na promoção da igualdade, equidade e inclusão”. Os tópicos a serem abordados nas discussões do evento serão:

  • A Internet e as comunidades digitais: nivelando o jogo
  • Vida independente: tecnologia de casa inteligente (smart home) e outras
  • Educação e emprego: comunicação e funcionamento executivo
  • Telemedicina: abrindo as portas para os cuidados com a saúde
  • O direito de ser ouvido: participação política e defesa dos direitos